A invenção do jogo de xadrez se relaciona diretamente com a matemática, a partir de um antigo pergaminho que relata o seguinte: Estava enfermo certo Rei na Índia e lhe indicaram que deveria se distrair com algo agradável. Para ele Dahir al-Hindi elaborou o jogo de xadrez.
Depois de ter expressado sua alegria pela invenção, o Rei disse: "Peça uma recompensa". Dahir al-Hindi pediu um dirhem (moeda de prata utilizada pelos árabes na Idade Média) para a primeira casa do tabuleiro e que fosse dobrando progressivamente este número a cada uma das casinhas restantes, a que o Rei comentou:"Me assombra que um homem como você, capaz de criar um jogo tão maravilhoso, aceite recompensa tão pequena. Que receba o que pede".Mas quendo o assunto chegou aos ouvidos de seu Vizir, este se apresentou diante o Rei e disse: " Precisas saber, oh Rei, que mesmo vivendo mil anos e recolhendo para ti todos os tesouros da Terra, não poderá pagar o que lhe foi pedido. A quantidade que resulta de dobrar o primeiro número para cada uma das casas do tabuleiro resulta em: 18.446.744.073.709.551.615.
Esta lenda já foi contada de muitas maneiras, trocando os nomes dos protagonistas e até o motivo da recompensa. Porém, os ancentrais do xadrez provavelmente surgiu a 40 séculos antes de nossa era, dada a escrita pictórica e escultura, que servem para iniciar as investigações sobre o jogo. Ainda que a informação mais divulgada durante os últimos três séculos, sutenta que o xadrez foi inventado na Ásia Central, no noroeste da Índia.
Foi no último período da Idade Média, que o xadrez rcebe sua denominação atual. O processo de difusão do jogo ocorre entre os séculos VI e IX quando chega a Europa com a invasão dos mouros pela península ibérica, Itália e Grécia. Na Espanha o jogo teve grande desenvolvimento e contou com apoio oficial. Como conseqüência da assimilação cultural entre os mulçumanos e os católicos. Nesta etapa se publica o Libro de ajedrez, em 1232, durante o reinado de Alfonso X, o Sábio, que fora o seu autor.
A obra mais importante sobre o xadrez na Idade Média foi o Códice do mesmo Alfonso X, Sevilha 1283, cujo original se conserva no Monastério de Escorial. Também na Espanha aparecem outros livros de importância para a história do xadrez como o de Lucena (1497) que contém três movimentos das peças antigas e o livro da Invención Liberal y del juego de Ajedrez (1561) dos espanhos Ruy López de Segura.
A Itália contribui com as obras de Carrera (1617) e de Greco (1688), que foram os precursores do xadrez moderno. No século XVII e princípios do século XVIII surgiram outros valores como o árabe Felipe Stamma (1735), o fancês André Danican Philidor (1740), e os italianos Ercole do Rio, Loky e Ponziani.
Para o estudo do xadrez e sua melhor compreensão se propõem a divisão de sua história e desenvolvimento em dois grandes períodos: o antigo e o moderno.
Antigo: desde sua origem até início do século XVII, quando se consolida as regras fundamentais.
Moderno: se inicia na Espanha e comprende de 1600 até os nossos dias. Para seu estudo foi dividido em duas etapas, considerando as características técnicas do jogo. Romântica ou Clássica: (1600-1886), caracterizada pelos sacrifícios e combinações ao estilo de um dos mais representativos enxadrista desta etapa, o norte-americano Paul Charles Morphy, e Científica: (1886), definida tecnicamente pelo austrícaco Wilhelm Steinitz, que a partir de um estudo profundo da obra de Morphy e de outros famosos jogadores da etapa anterior, criou as bases para o estudo do xadrez com critérios formais.
Wilhelm Steinitz (1886-1894) é oficialmente o primeiro campeão mundial de xadrez. O título de Campeã Mundial Feminino começou a ser disputado em 1927, em Londres, durante o Torneio das Nações, nome inicial das Olimpíadas de Xadrez. Vera Menchik foi a primeira campeã e reinou até a sua morte, em 1944.
Após
esta introdução abordaremos a história do xadrez mais detalhadamente
focalizando escolas de pensamento, fatos e enxadristas mais importantes
de cada período.
Tabela 1 – Divisão da História do Xadrez por Períodos
Período Antigo (até 1600)
|
Período Moderno (de 1600 até hoje)
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1. Primitivo (até 500 dC)
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1. Clássico ou Romântico (de 1600 a 1886)
|
2. Sânscrito (de 500 a 600)
|
2. Científico (de 1886 a 1916)
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3. Persa (de 600 a 700)
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3. Hipermoderno (de 1916 a 1946)
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4. Árabe (de 700 a 1200)
|
4. Eclético (de 1946 até hoje)
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Europeo (de 1200 a 1600)
|
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1 PERÍODO ANTIGO (até 1600)
1.1 Período Primitivo (até 500 dC)
O
Período Primitivo da história do xadrez não pode ser estudado sem um
conhecimento prévio de outros jogos de tabuleiro. É necessário observar
os jogos que existiam antes do xadrez aparecer, e somente depois é
possível entender as fontes e razões que fizeram surgir o xadrez. Hoje,
historiadores do xadrez como Yuri Averbach, acreditam na possibilidade
do xadrez ter evoluído de um jogo de corrida, embora essa questão esteja
longe de ser consensual, como pode ser visto nesta passagem:
The
theory that chess is a development of an earlier race game involves the
hypothesis that some reformer changed the whole nomenclature in order
to make it self-consistent as a war game and secured the agreement of
all his contemporaries. I find this hypothesis incredible. (MURRAY, 1913, p. 50).
1.2 Período Sânscrito (de 500 a 600)
É
geralmente aceito que é o ancestral do xadrez mais antigo conhecido
surgiu na Índia entre os séculos VI e VII da era cristã e chamava-se
Chaturanga (jogo dos quatro elementos). Era praticado tanto por duas
como por quatro pessoas. Descreveremos a forma para quatro pessoas. Cada
jogador possuía oito peças: um Ministro (hoje Dama), um Cavalo, um
Elefante (hoje Bispo), um Navio (mais tarde uma Carruagem e hoje a
Torre) e quatro Soldados (atualmente os Peões). A arrumação das peças
era feita como mostra a Figura 1. O tabuleiro era monocromático (de uma
só cor) e as peças dos quatro jogadores diferenciavam-se pelas cores
vermelha, verde, negra e amarela. A peça a ser movimentada era definida
por um lance de dados.
Aos poucos os dados foram eliminados e a forma dominante de praticar este jogo acabou sendo a de duas pessoas.
1.3 Período Persa (de 600 a 700)
Por
volta do século VII o xadrez chegou na Pérsia e passou a ser chamado
Chatrang, sendo mencionado em muitos textos deste período. As primeiras
peças de xadrez descobertas também datam desta época.
1.4 Período Árabe (de 700 a 1200)
Com
a Pérsia sendo conquistada pelos árabes o jogo passou a ser chamado de
Shatranj. Logo se tornou muito popular no mundo árabe e surgiram os
primeiros grandes jogadores que desenvolveram a teoria e chegaram
inclusive a praticá-lo às cegas. Os árabes difundiram o xadrez pelo
norte da África e Europa, através invasão da Espanha.
1.5 Período Europeu (de 1200 a 1600)
Por
volta do século IX o xadrez foi introduzido na Europa pela invasão da
Espanha pelos Mouros, e no século XI já era amplamente conhecido no
velho mundo.
No século XIII as casas do tabuleiro passaram a ser dividas em duas cores para facilitar a visualização dos enxadristas.
Por
volta de 1561 o padre espanhol Ruy Lopez de Segura, que foi o melhor
jogador deste período, propôs a utilização do roque. Esta alteração será
aceita na Inglaterra, França e Alemanha somente 70 anos depois. O
movimento En Passant já era usado em 1560 por Ruy Lopez, embora não se
conheça seu criador. O duplo avanço do peão em sua primeira jogada
surgiu em 1283, em um manuscrito europeu.
Mas
uma das principais alterações aconteceu aproximadamente em 1485, na
renascença italiana, surgindo o xadrez da “rainha enlouquecida”. Até
esta época não existia ainda a peça rainha, e em seu lugar havia uma
chamada Ferz, que era uma espécie de Ministro. Ele, que só podia
deslocar-se uma casa por vez pelas diagonais, transformou-se em Dama
(Rainha) ganhando o poder de mover-se para todas as direções.
Os
Bispos, que se moviam em diagonal duas casa, passaram a ter também mais
liberdade movendo-se por todas as casas livres da diagonal. Os Peões
que chegassem à última fila seriam promovidos a uma peça já capturada.
Atualmente os Peões podem ser promovidos a Dama, Torre, Bispo ou Cavalo.
2 PERÍODO MODERNO (de 1600 até hoje)
2.1 Período Clássico ou Romântico (de 1600 a 1886)
Este
período é caracterizado principalmente por uma preponderância do
elemento criativo, sobre o esportivo. Não bastava ganhar, mas tinha que
ser feito com estilo. O jogo aberto, com ataque rápido e fulminante
cheio de belas combinações, foi marca registrada do movimento.
Nomes
como Greco, Stamma, Philidor, Deschapelles e Laboudonnais são alguns
dos precursores do movimento, mas é através de Staunton, Anderssen e
Morphy que o movimento chegou a maturidade.
Em
1851 foi realizado o primeiro Torneio Internacional durante a Exposição
Universal de Londres, e foi vencido pelo alemão Adolf Anderssen.
Morphy foi o melhor jogador deste período e suas contribuições para o desenvolvimento do xadrez são indeléveis:
En
dos direcciones se dirige la aportación esencial de Morphy en el
terreno de la técnica ajedrecística, es decir en el conocimiento de los
principios posicionales que se popularizarían más tarde. El primer
principio (...) estipula que cada jugada debe contribuir en lo posible
al desarrollo; el segundo afirma que el buen desarrollo se hace tanto
más efectivo cuanto de la posición abierta. Esto equivale a decir que al
bando mejor desarrollado le interesa abrir el juego y al peor
desarrollado mantenerlo cerrado en lo posible. (RETI, 1985, p. 22).
2.2 Período Científico (de 1886 a 1946)
Este
período foi marcado pelas idéias de Wilhelm Steinitz que lançou as
bases do xadrez moderno. Suas idéias estão incorporadas no que chamamos
hoje de o xadrez posicional, e por isso é considerado uma espécie de
Aristóteles do xadrez. RETI expressa bem as diferenças entre as escolas
Romântica e Científica quando analisa os estilos de Morphy e Steinitz:
Morphy
era muy superior a sus coetáneos en las partidas abiertas, ya que había
descubierto el secreto siguiente: el desarrollo acelerado de las piezas
constituye el punto decisivo. Las partidas cerradas eran su lado débil,
y en ellas no superaba a los maestros de su tiempo. Cerradas eran casi
todas las partidas que perdió Morphy. A otro jugador le tocaba
revelarnos nuevos conocimientos en este campo: Wilhem Steinitz. Steinitz
sabía que las posiciones cerradas no dependen tanto del desarrollo de
las piezas como de ciertas ventajas posicionales duraderas. Estas se
caracterizan a través del material existente en el tablero y de la
estructura de peones. (RETI, 1985, p. 27).
Os
planos de Steinitz são novos, baseados no acúmulo de pequenas vantagens
que o adversário cede, onde se consideradas separadamente, nada
representam, mas acumuladas podem constituir uma vantagem decisiva. Um
dos méritos de Steinitz foi perceber que uma partida de xadrez gira em
torno de um delicado equilíbrio de forças.
Para
conseguir vantagem em um desses elementos (Tempo, Espaço e Matéria),
deve-se ceder algum outro tipo de vantagem de igual ou aproximado valor.
Em outras palavras, nada se obtém grátis em uma partida bem equilibrada
de xadrez. Steinitz foi campeão mundial por 28 anos, de 1866 a 1894.
Emanuel
Lasker, que derrotou Steinitz, foi também uma figura singular do
xadrez. Doutor em filosofia e matemático, via o xadrez como uma
constante luta de duas vontades. Também como Steinitz procurou desvendar
os princípios fundamentais que regem a conduta da partida de xadrez,
mas posicionou o escopo de sua análise tanto na técnica quanto nas
idiossincrasias do enxadrista. O seu estilo, que consistia em
desequilibrar a posição nem sempre realizando as melhores jogadas, mas
sim o lance mais desagradável para cada adversário, recebeu o nome de
Escola Psicológica.
Após manter-se como Campeão Mundial por 27 anos, de 1894 a 1921, Lasker perdeu o título para o cubano José Raul Capablanca.
Capablanca,
mestre do xadrez posicional, foi um dos melhores jogadores de todos os
tempos. Aprendeu o jogo aos quatro anos e demonstrou uma aptidão natural
para o xadrez jamais vista. Era praticamente imbatível e não perdeu
nenhuma partida oficial de 1915 a 1924, mas enfim perdeu o título
mundial em 1927 para Alexander Alekhine.
Para
Capablanca cada partida era única e cada lance que executava tinha
significação particular. Ao contrário do princípio de Morphy que
estabelecia para a abertura o desenvolvimento de uma peça em cada lance,
sua teoria era que uma peça deve ser jogada quando e onde seu
desenvolvimento se encaixe no plano de jogo que o enxadrista tem em
mente.
2.3 Período Hipermoderno (de 1916 a 1946)
Com
a descoberta das leis que governam o jogo posicional o xadrez passou
por um período um pouco engessado, onde os dogmas clássicos deveriam ser
sempre observados. Foi então que jovens talentosos enxadristas como
Alekhine, Reti, Bogoljubow e Breyer ousaram questionar estes dogmas. Nas
palavras de RETI:
Mientras
los jóvenes maestros estábamos aprendiendo a conocer el método propio
de Capablanca que estipula que toda jugada debe estar inserta en un plan
y no tiene valor por sí (regla que contraviene a veces el principio de
Morphy por el cual cada jugada debe acelerar el desarrollo), empezamos a
constatar que ya no servían las jugadas que pasaban por ser naturales y
eran efectuadas de modo rutinario por cualquier jugador experimentado.
Este es un caso especial en las ideas generales presentadas por los
modernos. De ahí concluimos que existe ante todo una diferencia de
principio entre las leyes científicas que se dan en la Física o las
Matemáticas y las, así llamadas, reglas de ajedrez. Tal diferencia se
esclarece cuando observamos que las leyes naturales tienen una
aplicación universal, mientras que los principios estratégicos generales
del ajedrez constituyen axiomas prácticos que en el algunos casos
tienen sus excepciones. Sucede lo mismo con los principios de ajedrez
que con las reglas universales de conducta en la vida: no basta con que
el hombre actúe invariablemente de acuerdo con los más reconocidos
principios para que se convierta forzosamente en un individuo de
grandeza sin igual. (RETI, 1985, p. 65).
Em 1924, foi fundada em Paris a Fédération Internationale des Échces (FIDE).
Com 156 federações nacionais filiadas representando mais de cinco
milhões de jogadores registrados é uma das maiores organizações
esportivas mundiais reconhecidas pelo International Olympic Committee
(IOC).
2.4 Período Eclético (a partir de 1946)
Este
período é caracterizado pela incorporação e refinamento dos princípios
descobertos anteriormente. Os Grandes Mestres deste período são exímios
tanto na tática quanto na estratégia, embora muitas vezes seu estilo
possa pender para o jogo posicional ou tático.
Com
a morte de Alekhine em 1946 o título mundial ficou vago e a FIDE passou
a regulamentar a disputa pelo título, sendo que a primeira aconteceu em
1948 e foi vencida por Mikhail Botvinnik (Rússia). Os campeões a partir
daí foram os seguintes foram: Vasily Smyslov (Rússia), Mikhail Thal
(Letônia), Tigran Petrossian (Armênia), Boris Spassky (Rússia), Bobby
Fischer (EUA), Anatoly Karpor (Rússia), Garry Kasparov (Azerbaijão),
Alexander Khalifman (Rússia), Viswanathan Anand (Índia), Ruslan
Ponomariov (Ucrânia) que é o mais jovem campeão mundial da história.
No campo escolar um ponto importante deve ser assinalado. Em 1986 a FIDE e a UNESCO criaram o Committee on Chess in Schools (CCS) que tem um importante papel na difusão do ensino e na democratização do xadrez enquanto instrumento pedagógico.
Fonte: Ajedrez Para Todos - Curso Básico - ISLA Instituto Superior Latino Americano de Ajedrez - Cuba
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